Inaugurada em 2016 em frente ao One World Trade Center, está a estação de trem de New York, The Oculus (World Trade Center Transportation Hub). Ela foi desenvolvida para que passageiros vindos de New Jersey pudessem chegar de forma mais rápida a Manhattan.
Nesta gigante foram gastos aproximadamente 6 bilhões de dólares, e espera-se receber no futuro mais de 200 mil passageiros, se tornando a terceira estação que mais recebe passageiros em New York. Certamente com sua arquitetura futurista já atrai muitos turistas que passam pelo Financial District.
A Oculus tem o formato de um esqueleto de pássaro gigante e foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o “Museu do Amanhã” no Rio de Janeiro. Devido à essa arquitetura peculiar, foi considerada pelo jornal New York Times o “Renascimento da Fênix”, como se fosse uma homenagem aos atentados de 11 de setembro. Vale a pena visitar o site de Calatrava para conhecer seus outros grandiosos projetos.
Claro que o espaço não seria apenas uma estação de trem, e já foi desenhado para abrigar o Westfield World Trade Center, o maior shopping da ilha de Manhattan. Inaugurado desde 2016, conta com mais de 100 lojas e restaurantes em uma área com 34 mil metros. Algumas lojas em destaque são: Apple Store, Eataly, H&M, Pandora, Sephora, Shake Shack, Victoria’s Secret, entre outras. Consulte todas lojas do Westfield aqui.
Galeria de fotos por Hufton + Crow.
Informações
Oculus (World Trade Center Transportation Hub) e Westfield World Trade Center
Endereço: 185 Greenwich Street
Horário de funcionamento do shopping Westfield (2018):
Segunda a sábado: 10 às 21h
Domingo: 11h às 19h
A estação de trem não fecha, pode ser visitada a qualquer horário.
Deixe uma Resposta